E-Commerce B2B é sinônimo de economia para Indústria e Distribuidores

Não haveria momento melhor para falar sobre redução de custos, assunto de pauta em qualquer reunião, principalmente diante da atual situação econômica do país.

Neste artigo, iremos explorar algumas formas para cortar gastos através do uso de plataformas B2B de vendas (vendas para a distribuição e não cliente final). Indústrias, Importadores e Distribuidores normalmente têm várias áreas e ações que são diretamente impactadas, de forma positiva, pelo uso correto desse portal.

Só para começar, sua empresa economiza com os catálogos impressos. Catálogos têm um grave problema: para serem bonitos e atrativos, ficam caros, e quanto maior for o leque de produtos, maiores (e mais caros) eles serão.

Aparentemente, é o meio mais simples de divulgar seus produtos. Mas, dependendo do mercado, eles ficam obsoletos com uma facilidade e velocidade espantosas e nada compensadoras. Produzir, imprimir e distribuir (seja o vendedor levando em mãos ou indo pelos Correios) são processos muito caros e que já estão se tornando métodos antigos. Com o portal B2B, a empresa pode divulgar seus produtos de uma forma muito mais eficiente e eficaz. Problemas como que foto colocar, ou a quantidade de informações que cabe numa página impressa deixam de existir. Ao contrário, quanto maior o número de fotos, esquemas, especificações técnicas, vídeos, conteúdo técnico e de marketing, mais rico e aumentar as chances dos clientes tomarem a decisão de compra. Além de facilitar a comunicação de promoções, novas condições, oportunidades de estoque, lançamentos de produtos etc. Catálogos digitais estão disponíveis para qualquer cliente consultar a qualquer momento, independente de quem seja ou onde esteja. Podem ser atualizados também a qualquer momento, não irão para o lixo e não virarão rascunhos.

E os gastos com as viagens? Para que a equipe comercial vá até os clientes distantes geograficamente, a empresa arca com altos valores de deslocamento e hospedagem. Em diversos casos, o custo/benefício de ir até determinados clientes inclusive se mostra proibitivo. E os clientes distantes acabam ficando sem atendimento e consequentemente sem vendas.

Plataformas B2B podem atingir estes clientes, gerando um canal de vendas, atendimento e relacionamento com eles.

Mesmo para os clientes que são visitados normalmente, podemos reduzir o custo de visitas presenciais e estimular o uso da plataforma B2B para realizar negócios. O e-Commerce B2B diminui os custos com viagens e ainda otimiza tempo. E se tempo é dinheiro, aproveite sua chance!

O telefone ainda é um essencial na área comercial. Sejam os vendedores se comunicando com seus clientes ou com a empresa para colocar ordens de compra e acompanhar pedidos, sejam os clientes se comunicando com centrais de vendas e/ou atendimento. Por mais que as tecnologias como chat, mensagens instantâneas e email venham se tornando cada vez mais comum, a telefonia, e seus altos custos, ainda respondem por uma parcela do custo comercial. Quanto mais os vendedores e clientes puderem usar plataformas digitais para fazer negócio, menos usarão o telefone.

Embora não pareça, erros operacionais custam caro! São sinônimos de dinheiro perdido. As falhas na colocação dos pedidos são responsáveis por inúmeras perdas. Envio de produtos errado, itens faltando, itens a mais, logística reversa, trocas e clientes insatisfeitos.

Pedidos enviados via fax, ilegíveis, emails confusos, telefones com ruídos, erros na digitação, tudo isto (que não é pouca coisa hein) contribui para que o pedido solicitado pelo cliente chegue diferente na hora do faturamento e expedição.
Transformando-se em custos desnecessários. São problemas que poderiam ter sido evitados.

Os custos com licenciamento de software de gestão também terão redução.

É comum que a equipe comercial deva ter usuários cadastrados nos softwares de gestão (ERPs). E a empresa é cobrada pelo número de licenças de usuários que ela contrata. Quanto mais vendedores/representantes que precisem de um usuário no sistema, maiores serão os custos com as licenças. Uma plataforma B2B permite que esta equipe interaja com o site B2B ao invés de diretamente com o ERP para colocar os pedidos e consultar informações de clientes e produtos e status de pedidos.

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